Como uma oficina literária online pode te ajudar a melhorar sua escrita em 2018?

Publicado por Vilto Reis em


Você possui afinidade com as palavras? Ou facilidade em desenvolver textos e diálogos? Ou ainda criatividade para criar uma trama? Então certamente já pensou em escrever um livro. E uma oficina literária online pode te ajudar.

Diferente do que as pessoas pensam por aí, não basta só sentar e começar a escrever. Existe muita técnica por trás da escrita de um livro, de um roteiro ou de um conto. Mas é claro que isso não significa que a tarefa seja impossível. 

Existem ferramentas que podem ajudar em muito alguém a tirar uma ideia da cabeça e colocá-la em uma série de páginas devidamente encapada e com sua obra intitulada. O que basta é procurá-las e, é claro, acreditar no seu potencial.

Oficinas literárias são de uma enorme ajuda não somente para aqueles que almejam as prateleiras das livrarias. Também para todos que desejam melhorar a sua escrita em geral. Existem muitas delas por aí, inclusive online. Por exemplo, as ofertadas aqui pela RUSGA – Cursos Para Escritores, em que você acessa em qualquer hora, ou em qualquer lugar. 

Continue lendo este artigo para entender como uma oficina literária online pode te ajudar a melhorar a sua escrita. E ainda uma série de dicas para escolher a melhor para você! Continue com a sua leitura e confira!

 

Oficina literária ajuda mesmo a melhorar a escrita?

Como já dissemos no início do texto, as oficinas literárias podem sim ajudar – e muito – a melhorar a escrita. Inclusive escritores clássicos e contemporâneos costumam participar dessas oficinas.

Raymond Carver, por exemplo, um dos maiores ficcionistas do século XX, participou de diversas oficinas de literatura ao longo de sua carreira. Isso deixa claro como é interessante não fazer apenas uma, mas participar de uma oficina dessas sempre que tiver a oportunidade.

É preciso compreender, no entanto, que as oficinas literárias não formam escritores. O que realmente forma um escritor é o seu talento, a sua destreza com as palavras e a sua criatividade. E principalmente sua dedicação e, é claro, sua confiança. Pois se você mesmo não crê no seu potencial, quem acreditará?

No entanto, uma oficina literária online pode lhe ajudar de diversas maneiras:

  • Expandindo seu repertório;

  • Conhecendo autores promissores e até gênios literários;

  • Trocando ideias com outras pessoas com ideias incríveis;

  • Adquirindo novos conhecimentos;

  • Aprendendo sobre o funcionamento do mercado editorial;

  • Definindo o seu estilo, o que mais se encaixa no seu tipo de escrita e que realmente valoriza o seu trabalho.

 

Como funciona uma oficina literária?

oficina literária online

Se ao pensar em “oficina” logo lhe vem em mente a ideia de um curso como qualquer outro, está na hora de rever seus conceitos.

Grandes escritores de séculos atrás já faziam oficinas literárias sem que ela realmente existisse, ao se corresponder através de cartas com outros escritores, trocando ideias e dicas entre si.

Apenas para citar um exemplo que se inspira nessas cartas. Temos o livro Cartas a um jovem escritor, de Mario Vargas Llosa (ver aqui na Amazon). O escritor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura dá dicas para escritores em formato de cartas.

A diferença de séculos atrás para hoje em dia é que não precisamos nos corresponder através de cartas com outros autores ou aspirantes a escritores. Podemos promover encontros ou mesmo fazer essa troca de experiências pela internet.

Você pode ver essa troca de experiências no e-book 50 Conselhos de Escritores para Melhorar Sua Escrita.

Então essas oficinas são, basicamente, encontros para discutir as técnicas literárias. Ou seja, os caminhos que escritores consagrados utilizaram para criar seus personagens, desenvolver seus enredos, narrar sua história, entre vários outros assuntos.

É como funciona todo e qualquer tipo de arte, pois antes de definir seu próprio estilo, um pintor, por exemplo, faz um estudo de diversos outros estilos. Ou um compositor, que antes de começar a compor suas próprias canções, ouve e toca inúmeras outras músicas.

E se você acha que essas oficinas são apenas para os aspirantes a escritores, está muito enganado. Um artista de verdade sabe que sempre pode aprender algo novo. Afinal, no mundo da arte ninguém é tão tolo que não saiba absolutamente nada, e ninguém é tão sábio que não tenha mais nada a aprender.

 

Onde participar de oficinas literárias?

escrita criativa e oficina literária

Hoje em dia, as oficinas literárias estão muito mais comuns do que antigamente. Por isso é até fácil encontrar inúmeras opções por aí. Existem projetos que percorrem diversas cidades e diversos estados do país, como as Oficinas do SESC (que até promove um projeto de Residência Literária em Paraty). Há muitas outras realizadas pelas universidades que você pode se informar e participar.

Mas na correria da atualidade, há muita gente que não possui tempo disponível para participar dessas oficinas. Ou que ainda não mora em uma cidade onde esse tipo de projeto ocorra com frequência. Se esse é o seu caso, não se preocupe.

Com as facilidades que a tecnologia nos proporcionou, hoje é possível encontrar uma série dessas oficinas literárias online. Ou seja, apenas a alguns cliques de distância. E pode ficar ainda melhor: muitas delas inclusive são gratuitas!

 

Como escolher uma boa oficina literária online gratuita?

oficina literária online gratuita

É muito importante ter cuidados sempre que for procurar algo na internet. Mesmo que aquilo não tenha custo algum para você.

Você agora deve estar se perguntando “mas por quê?”.

Simplesmente porque o seu tempo é valioso e você não deve se agradar em nada ao perder tempo, certo?

Para escolher uma boa oficina literária online e gratuita, se atente às referências. O projeto é de alguma universidade ou foi criado por um grupo ou alguém com boas referências? Se atente a esse ponto.

Hoje temos boas oficinas de literatura na internet, como A Arte de Viver (Stanford University), Escrita Criativa: A Master Class (Academy of Achievement) eIntrodução à Literatura Mundial (Harvard University).

Porém, como você deve imaginar, são cursos estrangeiros e, por isso, em inglês. Se você não tiver um excelente domínio desse idioma, pode ter aí um empecilho.

Mas não se preocupe, pois aqui no Brasil também existem boas opções. Como os dois cursos gratuitos oferecidos pela RUSGA – Cursos Para Escritores:

Além disso, há vários outros cursos, workshops e materiais como e-books e podcasts disponíveis no site da RUSGA que podem lhe ajudar a melhorar ainda mais a sua escrita!

Então, está esperando o quê para começar agora mesmo uma oficina de literatura? Amplie seus conhecimentos sobre a arte de escrever!

***

Veja também opções como os cursos:


Vilto Reis

VILTO REIS é autor de Um gato chamado Borges, livro finalista do Prêmio SESC 2015, e da monografia As teorias narrativas de Hitchcock aplicadas à Psicose. Tem contos publicados nas revistas Pulp Fiction, Flaubert, Raimundo, Pluriversos e no portal hispânico CuentoColectivo. Faz leituras críticas de originais e atua como coaching literário. Também é idealizador do site Homo Literatus, além de apresentador do podcast 30:MIN e de inúmeras séries de vídeos no Youtube.