Marketing Digital para Escritores é muito importante para qualquer estratégia de divulgação hoje.

Passamos boa parte do nosso tempo livre conectados, fora isso tem muita gente que trabalha com Redes Sociais e quase não se desconecta da Matrix. Saber utilizar as ferramentas de Marketing Digital pode te ajudar a alcançar o sucesso e é um baita diferencial no mercado, até mesmo no literário.

Por isso, resumi neste texto tudo o que você, escritor, precisa saber sobre Marketing Digital.

 

Custo e Mensuração

Começar a investir em Marketing Digital para Escritores é muito barato. Na verdade, você pode começar investindo apenas o seu tempo mesmo, criando as suas páginas e perfis nas redes e começando a compartilhar conteúdo.

Claro, alguns anúncios ajudam a sua mensagem a alcançar mais pessoas, mas você consegue fazer isso com apenas R$3,00/dia.

 

É uma ferramenta importante para Criar a sua Marca

Branding é importante para qualquer profissional, especialmente para os escritores, isso porque muitas vezes o autor é um fator decisivo na hora da compra de um livro. O Marketing Digital pode ser utilizado para criar e consolidar a sua marca de escritor.

 

Autopublicação

Se você tem um público, pode tentar fazer a sua autopublicação utilizando as ferramentas disponíveis online para criar e vender ebooks.

É uma boa forma de começar a sua carreira de escritor e ir conquistando mais leitores com custo baixo.

Existem plataformas de compartilhamento gratuito, como Wattpad e Medium, e outras de vendas, como a Amazon, que permite o cadastro e vendas de ebooks.

Públicos

Quer se destacar no mercado literário e nas redes sociais?

Aprenda a identificar os seus públicos. Entender quem é o seu leitor, do que ele gosta e como ele se comunica nas redes é muito importante para planejar a sua comunicação.

Isso vai te ajudar a definir os canais certos e a forma de passar as mensagens.

 

Planeje

Sim, se você sabe onde quer chegar fica mais fácil seguir o caminho.

Por isso se planeje, trace metas e mensuráveis para que você possa saber como está o seu desempenho.

O planejamento também vai te ajudar a manter uma presença constante e consistente nas redes sociais, que é essencial para quem quer ter sucesso.

 

Crie conteúdos que se destaquem

Conteúdo é o rei do Marketing Digital para escritores, ou qualquer pessoa. É a estratégia mais barata e mais eficaz a longo prazo.

Seja para se divulgar através de e-mail, ebooks ou redes sociais, você vai precisar criar bastante conteúdo, então aproveite todas as ferramentas disponíveis online para te ajudarem nessa etapa e conseguir bombar nas redes sociais.

Leia também: Produção de conteúdo para a web: como e por que se tornar um especialista

 

Redes Sociais

Cada rede social tem as suas particularidades e você vai ter que aprender a fazer os posts em formatos diferentes para obter o melhor de cada uma.

Para começar, vale investir mais do seu tempo em Instagram e Facebook que ainda são as redes com mais retorno no momento.

 

Anúncios

Anúncios no facebook e no Instagram são baratos, além disso a mensuração é excelente, muito melhor do que das mídias tradicionais.

Eles também são necessários para você conseguir furar a bolha, ou seja atingir um público maior, não apenas os seus amigos e familiares. Nem todo anúncio é bom, no entanto. Comprar curtidas para a fanpage é desperdício de dinheiro.

Por isso, aprenda a fazer os anúncios que trazem mais resultado, como os de captura de e-mails.

 

Plataforma de Autor

Plataforma de Autor é um termo muito utilizado lá fora para definir essa presença, esta marca que os autores tem que criar para conseguir se destacar.

Muita coisa entra na sua plataforma de autor e a sua pode ser diferente da de outro colega, pois vocês podem ter afinidades com canais diferentes. O importante é criar uma plataforma que te ajude a conquistar os seus leitores e alcançar a carreira de escritor que você deseja.

 

Mensure tudo para poder ajustar os planos se você quer dominar o marketing digital para escritores

Nem sempre o seu plano vai ter o resultado esperado.

Tudo bem, planejamento, como a palavra já implica é um processo contínuo. Se você definiu mensuráveis, pode avaliar o seu desempenho e ajustar os planos a realidade.

Uma campanha perfurou abaixo do esperado? Corte. Outra ação teve um resultado muito melhor do que o imaginado? Invista mais, considere fazer anúncios.

Enfim, faça mais daquilo que funciona e não gaste o seu tempo com o que não funciona.

***

Agora se você quiser aprender tudo isso, criar a sua marca, investir na sua plataforma de autor e bombar nas redes sociais, saiba que nós da Escritor Publicado, em parceria com a RUSGA – Cursos Para Escritores, lançamos o curso MARKETING DIGITAL PARA ESCRITORES.

Neste curso a gente vai te ensinar mais sobre cada um destes tópicos, com muitos exercícios passo a passo. Ainda por cima, você vai ter acesso a um grupo secreto do Facebook, somente para os alunos deste curso, onde você vai poder tirar todas as suas dúvidas e trocar idéias com outros autores que estão passando pelo mesmo que você.

 


Mariane Lima

Mariane Lima é Relações Públicas pela PUCRS, cursando MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing. Uma das idealizadoras da Escritor Publicado, que surgiu para incentivar a literatura nacional através da comunicação. Apaixonada pela Escrita criativa e se aventura pelos contos e pela crônica.